top of page

Impactos econômicos da energia éolica no Brasil

A geração eólica na região Nordeste do Brasil tem apresentado impactos econômicos significativos e positivos. Em 2023, está prevista uma expansão recorde na capacidade de geração de energia do Brasil, com usinas eólicas e solares representando mais de 90% desse aumento. Estados como a Bahia e o Rio Grande do Norte são destaque nessa expansão, com a Bahia projetada para aumentar sua capacidade instalada em mais de 3 GW, um incremento de quase 20% na matriz elétrica do estado .


Além disso, o Nordeste tem registrado recordes consecutivos em geração eólica instantânea, destacando-se no Sistema Interligado Nacional (SIN). Em julho de 2023, por exemplo, o subsistema do Nordeste alcançou 18.401 MW de geração eólica instantânea, representando 149,1% da demanda do subsistema .


Economicamente, a energia eólica tem se mostrado como uma das fontes com menos danos ambientais, ocupando apenas de 3% a 5% da área nos parques de geração e permitindo a coexistência com outras atividades econômicas, como a criação de gado ou plantações. Em operação no Brasil, há 7.477 aerogeradores instalados em 608 parques eólicos, com uma capacidade instalada de 15,1 GW, gerando cerca de 200 mil postos de trabalho. O país também se beneficiou de começar a usar a energia eólica com tecnologias mais avançadas, como torres mais altas, que interferem menos na migração de pássaros .


Esses dados demonstram o papel importante da geração eólica na economia da região Nordeste, contribuindo para o crescimento econômico e para a sustentabilidade ambiental.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page